A ansiedade pode estar relacionada ao receio de que algo muito difícil pode acontecer na sua vida, muitas vezes, sem conseguirmos nomear este medo com clareza. Poder dar significado a estas mudanças pode ajudar a minimizar alguns obstáculos que geram até certa paralisia em ações positivas.
“Eu esperava nunca ter que mudar de emprego”; “era assim que as coisas deveriam acontecer, trabalhar nesta empresa para sempre”; “e agora? Eu não faço a menor ideia do que vai acontecer na minha vida”; “e se tiver sido o último trabalho que senti satisfação e alegria?”
Normalmente, percebo que existe um problema atual, uma crise ou desconforto na carreira e que, frequentemente, estes sentimentos fazem parte de algo maior: o que de verdade estamos lamentando quando há uma insatisfação profissional?
Será mesmo que uma transição de carreira precisa ter significado de “final da linha”? Que tal olhar para o tempo de forma mais tranquila e profunda? Ser pego de surpresa numa demissão, por exemplo, pode ser uma experiência muito difícil, mas como podemos olhar para esta reviravolta toda na vida? O que já está funcionando bem na sua vida que pode te ajudar a passar por este momento de forma mais fortalecida? Quais são os seus principais conhecimentos e recursos? O que você ama fazer? O que você faz bem? O que te satisfaz imensamente?
O aconselhamento de carreira permite escuta, aliança e confiança para que ocorra o entendimento claro da situação atual e dos sentimentos que estão sendo vividos. Até mesmo para se ter certeza do melhor momento para que as mudanças sejam bem-vindas. Descobrir sua coragem e capacidade de mudança é um processo emocionante e maravilhoso! Felizes novos voos de carreira! ✈
Comentários