top of page
Buscar
  • Foto do escritorCláudia Rodriguez

Transições objetivas X subjetivas

O rompimento de um vínculo de trabalho não significa perder seu NOME, seu ROSTO, sua IDENTIDADE, sua HISTÓRIA, sua CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO, seu ENTUSIASMO POR OBJETIVOS e seus SONHOS.


Estamos vivendo um momento de intensas transições em várias esferas da vida (relacionamentos, ambiente familiar e espaços físicos, gestão financeira e por aí vai...) A transição na esfera da carreira pode ocorrer pelo desejo de mudança do profissional por uma nova instituição, referência de gestão, área ou até de profissão e, por outro lado, pelas demissões não desejadas envolvendo empresas, mercado de trabalho e a sociedade de forma mais ampla.


A transição subjetiva é a maneira pela qual nos sentimos e reagimos diante das mudanças. Esta é muito particular, cada indivíduo vive esta situação com o seu próprio contorno. Há uma diversidade de emoções como tensão, preocupação, necessidade de isolamento, alívio, depressão, solidão, frustração, raiva, medo, nervosismo, insegurança e até sentimentos de perda. A Profa. Elza Veloso pondera sobre alguns aspectos importantes: 💡Transições não duram para sempre e fazem parte de momentos específicos, que servem para consolidar mudanças que levarão a novas realidades profissionais. ⏰A capacidade de superar obstáculos e a adaptabilidade necessárias às transições fazem parte da natureza humana. 🍀O entendimento das transições e a possibilidade de avaliar suas perdas e benefícios acontece no futuro, somente depois que a nova realidade já está consolidada. ☝️Nenhuma situação profissional é eterna, portanto, novas transições se apresentarão no futuro. A experiência adquirida com as mudanças atuais funcionará como uma competência para enfrentar novas realidades da carreira.


Eu acredito que o momento é delicado, exige muita paciência e aceitação, é preciso entender as emoções e seguir em frente. É maravilhoso também poder (re)começar, buscar novas possibilidades, experimentar, desafiar antigas crenças e estabelecer planos para o futuro.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page