Gostei muito de uma analogia que ouvi hoje: “em situações de despressurização do avião, temos que primeiro vestir a máscara para depois podermos ajudar os outros; é preciso ter ar para poder respirar, antes de qualquer ação de ajuda com o outro”.
O mesmo ocorre no contexto de crise que estamos vivendo: não podemos abrir mão de cuidar de nós mesmos com a justificativa de ter que continuar cuidando dos nossos filhos, familiares, pacientes, clientes e tantas outras pessoas com significado e importância nas nossas vidas.
Tenho ouvido muito nos atendimentos e nas conversas com pessoas próximas sobre a sensação de cansaço diante desta situação de imprevisibilidade e falta de controle: “vou dormir exausto e já acordo cansado”; “a sensação de esgotamento não melhora”; “me sinto cada vez com menos energia e paciência”; “os dias parecem ter outro ritmo e as demandas não acabam”; “a dedicação ao trabalho não deveria ser medida por quantas vezes eu trabalho até tarde”.
🌟 Como podemos então nesta nossa rotina de hoje recarregar nossos estoques de energia?
🌿 Qual o tempo dedicado para verdadeiramente cuidar de você?
🌿 O que é mais importante nos momentos que você tem escolha para administrar o seu tempo?
🌿 Como consigo me distanciar ou isolar por um tempo para depois ter uma conexão de mais qualidade com o outro?
🌟 Estas respostas podem não estar apenas no contexto atual, mas na sua história de vida, nos seus recursos e maneiras de lidar com o incerto, a dor e as transformações positivas.
Desejos de um bom final de semana e bons estoques de energias positivas!
Ilustração do livro "As coisas que você só vê quando desacelera" de Haemin Sunim
Comments