top of page

Qual o impacto subjetivo de uma transição de carreira?

  • Foto do escritor: Cláudia Rodriguez
    Cláudia Rodriguez
  • 20 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

《 Mais importante do que analisar a mudança de carreira em si é analisar o impacto subjetivo das transições, ou seja, como os indivíduos interpretam e sentem as mudanças e a forma como percebem seu novo papel profissional e identidade em transformação 》


“Não é fácil pra mim deixar de ser visto como um executivo pelas outras pessoas”; “só me conheço em posições de liderança e tomada de decisões, como serei visto como empreendedor ou consultor? Tudo vai mudar e não sei se estou preparado para isso... tenho muito medo de errar...”


Dessa forma, mudanças de carreira demandam desafios significativos para quem se propõe a realizar: mudanças de padrões de comportamento já conhecidos, novos relacionamentos, novas rotinas, novos papéis. É um processo que pode ser acompanhado de grande confusão, angústia e sofrimento; custos financeiros e pessoais que podem afetar não só a vida de quem muda, mas também das pessoas mais próximas. Apesar disso tudo, pode oferecer oportunidades únicas de viver de uma forma diferente, crescer, se desenvolver e alcançar outros níveis de satisfação. 


✎Você já parou para pensar como seria seu novo projeto de vida?

✎Qual é o seu significado pessoal e não somente como ele é interpretado pela sociedade?


Fonte pesquisada. “A mudança da identidade profissional em transições de carreira” por Esteban Cálcena.




 
 
 

Comentários


bottom of page