top of page
Buscar
  • Foto do escritorCláudia Rodriguez

O que você quer ser quando crescer? Qual a diferença desta pergunta para a criança e o adolescente?

Com certeza na sua infância já te perguntaram: “o que você quer ser quando crescer?” Jardineiro, bombeiro, cientista, aeromoça... a criança responde esta pergunta de forma leve e livre sem realizar qualquer tipo de planejamento do futuro. Muitas vezes, até damos risada porque não levamos a sério este projeto se concretizando de forma viável no futuro. Porém, para o adolescente, esta pergunta já vem permeada de expectativas e intenções.


Nós adultos já realizamos a relação entre a construção deste projeto profissional e outras variáveis como formar família, viajar, ganhar dinheiro, sentir-se útil para a sociedade e por aí vai. É preciso perceber que esta escolha é a primeira de um projeto profissional que irá fluir por toda a vida do indivíduo.


Nós pais, adultos e orientadores profissionais podemos ser referências, fonte de escuta e auxílio para que os adolescentes ingressem na sociedade e no mundo do trabalho repleto de exigências, aparências e obstáculos, assim como descobertas, conhecimentos e prazerosas relações.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page