top of page
Buscar
  • Foto do escritorCláudia Rodriguez

O que podemos fazer para cuidar da nossa carreira em tempos de tantas incertezas?

Foi uma Live muito rica com minha amiga e colega de trajetória de carreira Fabiana Reis. Alguns dos principais assuntos que dialogamos:


Nosso cotidiano já mudou. Sentimos saudades daquela caminhada no parque, dos almoços em família, de comemorar datas importantes rodeadas de pessoas queridas e seus abraços afetivos. Aquele mundo de antes da pandemia não existe mais da mesma forma. Pesquisadores têm usado a expressão que o coronavírus funciona como um “acelerador de futuros” com mudanças profundas na realidade à nossa volta. Aceitar as mudanças pode trazer transformações muito positivas nas novas trajetórias de carreira, mas nem sempre este é um processo tão fácil. Transformar-se é um processo muito mais complexo, é estar atento aos sinais do futuro no nosso dia a dia, identificar oportunidades e agir de forma rápida para criar novos caminhos.

Muitas empresas tiveram que reavaliar trabalhos, expandir responsabilidades e explorar novos limites para suas entregas. A grande demanda será por pessoas que possam se acelerar rapidamente, agir e colocar motivação em esforços que façam as empresas funcionarem com grande capacidade de rápida execução.


Conhecer a nossa mente é tão importante quanto tentar mudar o mundo. Por isso que o autoconhecimento, saber nossas potencialidades é tão importante para não entrarmos em funcionamento de pânico, ansiedade acentuada ou paralisia de ações, chegar até a um funcionamento de “querer se esconder em casa até esta fase passar”.


Quais os insights que podem ocorrer olhando ao mesmo tempo para tendências futuras de carreira e para si mesmo? O medo da mudança pode ser paralisante quando não nos conhecemos muito bem e não sabemos o nosso potencial de transformação.


Também tem ajudado bastante nos atendimentos com os clientes em transição e aconselhamento de carreira trazer a atenção para "o aqui e agora" quando o futuro incerto ainda prevalece. Não temos ainda definições claras do cenário global e do nosso cenário econômico aqui no Brasil.


Os profissionais devem se preparar e desenvolver raciocínio rápido, capacidade de manter um grande fluxo de ideias e adotar uma postura empreendedora para descobrir e fazer as coisas acontecerem.


Algumas perguntas importantes que percebemos neste momento: Quais os novos caminhos para a minha carreira? Como identificar e impulsionar novos interesses e competências para além da carreira já conhecida? Este é um bom momento para conhecer novas áreas e testar novas oportunidades profissionais. Sou da área Jurídica, como posso me aproximar de projetos na área de Tecnologia no meu dia a dia?

Por isso é tão importante observar por um instante suas emoções sem julgamentos, estou percebendo este momento de que forma? Como posso fazer a diferença diante de tantas novas demandas?




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page