top of page
Buscar
  • Foto do escritorCláudia Rodriguez

Em uma relação as mudanças não podem ser impostas

Contardo Calligaris em “Cartas a jovem terapeuta” ressalta uma importante recomendação: “seja humilde! Não quanto aos efeitos e resultados que você espera do seu trabalho, mas seja humilde na aceitação das condições impostas por seus pacientes”.


Fiquei refletindo bastante sobre esta afirmação estes dias a partir do atendimento de uma jovem que estou acompanhando em Reescolha Profissional. O tempo para esta nova escolha é muito subjetivo, particular e individual. Eu posso achar que ela já está pronta para viver um novo ciclo, mas ela não acha que está, já me disse isso algumas vezes e de diferentes formas. Ela precisa antes amadurecer e concretizar outras decisões da sua vida que não se referem a sua carreira. Talvez no dia que ela estiver mais organizada internamente, ela poderá retomar esta possibilidade na sua vida, terá foco para pesquisar sobre sua nova profissão e viver seu novo momento.


Afinal: “eles querem mudar e você também junto com eles. Mas uma mudança não é coisa que possa ser imposta. Ela não virá da imposição do rigor abstrato da técnica que você aprendeu, do setting no qual você se formou ou da teoria com a qual você escolheu justificar suas palavras e seus atos terapêuticos”.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page