top of page
Buscar
  • Foto do escritorCláudia Rodriguez

Delícias e dilemas das transformações de carreira

Herminia Ibarra na sua obra “Identidade de Carreira” destaca que “Reinventar a si próprio é cultivar sua história, revisá-la frequentemente e testar versões diferentes com os outros.” Tive um cliente em 2012 que me marcou fortemente. Sua carreira foi desenvolvida como Gerente de Agência do Banco Santander por mais de 20 anos. Sua transição: iniciou o cultivo de cogumelos medicinais (inclusive com exportação para o Japão) + a criação de rãs no contraturno + alavancou sua atuação como professor de inglês (desenvolveu plataforma para aulas online). Tudo isso realizando seu maior sonho: sem sair da sua chácara no interior de SP! 🌿

As mudanças de carreira são compostas por um período inicial de inseguranças, testes e levantamento de possibilidades, ou seja, por um processo de transição. Pode levar um tempo, pois temos que abrir mão de identidades atuais e criar novas. Só aprendemos sobre nós mesmos agindo e experimentando novas possibilidades, ao invés de pensar, refletir e buscar respostas profundas dentro de nós. A maneira mais efetiva de provocar a mudança é colocar em prática novas possíveis identidades, amadurecendo-as até que estejam apoiadas em experiências que direcionem os próximos passos. Nesse processo também é fundamental estabelecer novas relações com pessoas que estejam ligadas às novas identidades que gostaria de experimentar. É muito improvável conseguirmos sucesso em uma mudança de carreira se não alterarmos nosso ciclo social.

☝️E aí já parou pra pensar quais são seus principais dilemas? E quais são as maiores delícias desejadas numa mudança de carreira?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page